terça-feira, março 07, 2006

Arte dos Sonhos ou Sonhos da Arte?





Fazer arte por amor à arte e ter a 'fortuna' de ser autodidata. Anselmo Calixto, mineiro, nascido em Arcos é assim: começou a pintar aos 14 anos por curiosidade e até hoje exerce o ofício por prazer.
Professor de geografia e história, ele conta que, na adolescência, mesmo sem conhecer nada sobre arte comprou pincéis, tintas e telas para iniciar as primeiras obras e aprendeu a lidar sozinho com as tintas. Pintava casarios, casas e igrejas ao estilo barroco. Depois de se familiarizar e ganhar intimidade com o pincel, a tela e as tintas, Anselmo começou a criar peças mais autênticas, com definida subjetividade e abstração. Totalmente seduzido pelas cores quentes como vermelho, amarelo, laranja e tons fortes como azul e o preto, o artista retrata em suas telas o seu modo de ver o “lado colorido” da vida. Ele é incisivo ao dizer que apesar de ter pintado algumas telas com tons pastéis, não gosta nenhum pouco dessas cores. “O mundo é colorido, não existe nada sem cor e tudo tem muita luz”, observa.
Sem nunca ter participado de uma aula ou cursos de aperfeiçoamento, Anselmo diz que pinta por paixão à arte e que seu autodidatismo pode ter uma explicação genética. "Na minha família várias pessoas desenham bem, inclusive minha avó materna, Maria Rita Martins. No entanto, meu desejo de pintar nasceu espontaneamente, pois nunca me questionaram se eu gostaria de fazer um curso de artes plásticas”.
Para alguns pintores a inspiração para se criar a obra de arte é extraída do meio ambiente; para outros de um sofrimento interno e para Anselmo, assim como para outros surrealistas é retirada dos sonhos. Geralmente, quando ele tem alguma inspiração onírica, escreve, ao acordar, as cores com as quais sonhou para utilizá-las nas telas. Foi assim com um de seus quadros, que possui várias tonalidades de azul.
Mesmo depois de ter pintado aproximadamente 500 telas, Anselmo diz que é difícil definir a sua obra, pela subjetividade que cada uma carrega em si. “Quando termino uma tela, às vezes vejo coisas completamente diferentes daquilo que imaginei. Devido às várias formas e cores a mente é conduzida para várias interpretações. E quando a obra é exposta, cada pessoa entende de um jeito”.






O artista que pretende fazer várias exposições neste ano, conta que está em um momento de inspiração, com um desejo intenso de pintar o tempo inteiro. Depois de ficar os meses de dezembro e janeiro sem criar, agora ele está fazendo uma série de telas para a decoração de um apart-hotel de Ouro Branco(Minas Gerais) e também para uma firma de exportação de Arcos. Anselmo também almeja fazer uma vernissage na Casa de Cultura, em Arcos, com artistas plásticos do município e região, e também uma série especial para expor em Ouro Preto ainda em 2006.
Quando era vice-diretor da Escola Estadual Berenice Magalhães Pinto, Calixto se destacou pela execução de um projeto alternativo. Com a ajuda de uma funcionária e um aluno, fez vários painéis nas salas de aula com releituras das obras de artistas plásticos brasileiros, como Tarsila do Amaral e Di Cavalcanti. O objetivo do projeto era divulgar e instigar a curiosidade dos alunos em relação aos artistas plásticos brasileiros.

Um comentário:

Anônimo disse...

É disso que Arcos precisa, alguém como Claudia, uma garota culta e com boas idéias, seu blog é ótimo Claudia, meus parabéns e pode ter certeza, vc será reconhecida, que Deus te abençoe em nome do nosso senhor JESUS CRISTO. Aquele abraço, nos abraçamos vc. Beijos