segunda-feira, junho 05, 2006

Cinema em Arcos

Não vou escrever aqui que os sábios ou algum ditado popular já diziam que uma cidade sem cinema, não há gente feliz, porque eles não disseram, embora, eu me atreva em afirmar: Um povo sem cinema é um povo triste. E por que ser tão categórica em criar esta máxima? Em uma cidade sem cinema, as pessoas não vêem filmes, conseqüentemente não comentam as preciosidades da sétima arte. Perdem, por não sonharem, por não desfrutarem a sensação misteriosa de se estar numa sala escura vendo o possível e impossível de um mundo perdido passar numa tela grande.
Pessoas que não sonham nem imaginam um mundo além do físico são tristes, são ocas.
Uma cidade sem cinema não incentiva as crianças, nem adolescentes, nem mesmo os universitários a produzirem peças audiovisuais. Em uma cidade sem cinema, as pessoas namoram menos. Não tenho estatísticas que comprovem isso, mas comecem a observar, de repente percebam algum indício que legitime as minhas afirmativas. Afinal, o cinema é uma grande mola propulsora de relacionamentos. É depois de uma exibição de um filme, que você se esbarra com alguém que está com um semblante de felicidade ou de amargura, resultado do filme, que você se revela integralmente ao comentar a película, por horas. O cinema é degustativo, muito mais do que a pipoca. Uma cidade sem cinema não tem charme, não tem glamour, muito menos festivais de cinema. Infelizmente, cada vez mais os cinemas de rua deixam de existir e mudam-se para os impérios capitalistas, os shoppings centers. As pessoas também deixam de ir ao cinema, para assistirem filmes em casa e fazerem uso dos serviços de entrega em domicílio. Isso é muito mau. Mais uma vez perdem, por não interagirem e por não conhecerem pessoas interessantes.
E Arcos, a nossa adorável cidade, de passado agrário, de futuro promissor. Ela agora tem um cinema, para embelezá-la, para alegrar seus habitantes e trazer mais sonhos àqueles que estavam com a mente cauterizada pelo pó calcário, disseminado pelas indústrias extrativas. Apesar de estar em fase experimental e com características físicas rústicas já é um ponto de encontro de quem gosta de ver filmes, e mais do que isso, desconstruí-los.
E quem diria, depois de 12 anos do fechamento do Cine-Arcoense, a cidade recebeu o presente dos deuses, nessa última sexta-feira.
Fiquem ligados, não se acomodem em suas poltronas, levantem-se para irem ao cinema, afinal ele está em fase de experimentação e vai depender da sua presença.
O Cine está localizado na Avenida Governador Valadares, próximo à trincheira.

Um comentário:

Cláudia Silva disse...

Who is this?