terça-feira, abril 04, 2006

É preciso saber Vencer

Sociedade de Apoio ao Paciente com Câncer de Arcos destaca-se na região pelo seu trabalho voluntário de amor e dedicação ao próximo



O pacifista indiano Mahatma Gandhi dizia: “A única revolução possível é dentro de nós”, e com razão, estava querendo dizer que o ser humano só poderia mudar algo no mundo, depois de passar por uma autotransformação. Aparecida de Fátima Rodrigues, 50, vive e prega esta idéia. Depois de sofrer oito anos, devido ao câncer na mama e na garganta e aos tratamentos de quimioterapia e felizmente ser curada, colocou-se na posição de alguém que tem uma segunda chance de viver para cumprir um determinado objetivo. E criou, junto a Assistência Social municipal e Secretaria de Saúde de Arcos, a Sociedade de Apoio ao Paciente com Câncer Vencer, no dia 26 de agosto de 2002.
Desde então, Aparecida tem sido a presidente da entidade, que é filantrópica e tem como base o voluntariado. Ela conta que teve a idéia de criar a Sociedade antes de se livrar da doença, porque sofria e via o sofrimento dos outros pacientes que necessitavam ir, regularmente, a Belo Horizonte para se tratarem. “No ônibus não é proibido fumar, e quem faz quimioterapia fica sensibilizado a tudo; a fumaça irritava bastante.Eu sempre achava que nós tínhamos que ter mais privacidade e cuidados especiais”, conta.
No início, as reuniões aconteciam na Casa de Cultura, até a entidade receber da Prefeitura Municipal um cômodo na Rua Jarbas Ferreira Pires, 201, onde estabeleceram a primeira sede, e é onde funciona, hoje, o bazar que gera renda para associação, sendo que o dinheiro arrecadado é utilizado para o pagamento de consultas e necessidades básicas dos pacientes.
Entretanto, foi em setembro de 2005, que a Sociedade Vencer deu um salto e inaugurou o Núcleo Regional de Apoio Assistencial e Prevenção de Câncer. O núcleo funciona em uma casa alugada na Avenida Governador Valadares, 493, e oferece atendimento fisioterápico, psicológico, massagem, além de promover terapia ocupacional, duas vezes por semana.
Aos seus 56 pacientes cadastrados, a Sociedade Vencer doa cestas de alimentos, frutas, legumes e suplementos alimentares, todo mês. Os pacientes também podem obter ajuda para o pagamento de exames de rotina. Para um paciente se registrar na entidade é necessário que ele apresente uma biópsia que conste que tem câncer ou a suspeita da doença.
A presidente Aparecida diz que apesar de ter alcançado mais do que imaginava quando idealizou a sociedade, tem grandes sonhos para a instituição. Três deles é a aquisição de um automóvel, para facilitar o transporte dos pacientes, a admissão de um oncologista para fazer um trabalho de prevenção eficaz e também, a conquista de um terreno para construírem uma casa própria da instituição.
A Sociedade Vencer, embora seja declarada entidade com fins de utilidade pública ainda não recebe subvenção da Prefeitura de Arcos, portanto, a instituição conta com o trabalho de 30 voluntários e com doações da comunidade arcoense e de empresas privadas da cidade. “Agradeço aos moradores e às empresas da cidade que têm contribuído para a manutenção da sociedade”, diz Aparecida. De acordo com a presidente, a associação tem 1.500 doadores que contribuem todo mês.
Os voluntários da Sociedade Vencer vivenciam o dia da instituição com muita realidade e dedicação, pois muitos deles já tiveram câncer e outros perderam parentes com a doença. Sinomália Jacinto Alves Marques, 40, já é voluntária há três anos. Ela perdeu um filho de 18 anos há um ano, com leucemia. Com uma expressão de alegria, ela se diz satisfeita e gratificada por estar doando o seu tempo, amor e dedicação aos pacientes da casa. “Acredito que tudo que fazemos pelas pessoas na Terra, fazemos por Jesus, portanto meu trabalho na Sociedade Vencer proporciona-me paz e conforto. É tão bom ver os pacientes felizes depois de receberem um sorriso e um abraço”, afirma.
Maria Aparecida Correia, 37, está há um ano cadastrada na Sociedade como paciente. Ela compartilha com os outros a sua experiência de viver sete anos com um câncer na mama e ser curada. Maria diz que a troca de experiências é muito confortante. “Às vezes encontro alguma paciente que está triste, abatida por causa da doença e aí conto a minha história e a pessoa logo se anima”, conta.
O paciente Geraldo Eustáquio, 56, também acredita que a socialização entre os associados é o grande lucro. “Ajudamos e somos ajudados”, completa.
A Sociedade Vencer contratou uma empresa de telemarkteting para angariar fundos para entidade. Para quem deseja contribuir com a instituição basta ligar para: (37) 3351-43-48 ou (37) 3351-23-10.

Nenhum comentário: