terça-feira, março 27, 2007

Melodia Urbana

Eis a Melodia urbana, o vendedor à esquina com o discurso decorado, rítmico
Eis os espectáculo diário, na curva, na próxima paragem
A vizinha a estender a roupa na janela e a dançar com o vento
Eis a melodia urbana: O cão a latir no andar de cima, enquanto abaixo o amigo passa e chuta a lata
E aproveita para reclamar as notícias do Jornal, mais uma greve...
O meu som de todos os dias
Entre o ar frio e o sol quente as roupas vão se alternando
A cara preta, a cara branca, a cara amarela
A língua inglesa, espanhola, italiana, francesa e a minha que é portuguesa, mas cá tem outro nome
Ouço a sinfonia cosmopolita
Levanto, de manhã, a luz laranja de Lisboa a acariciar-me cara
O vento a me limpar os poros
E o sobe-desce a me enrijecer as pernas
Onde está o segredo disto tudo?
Descubro ali naquela esquina um novo caminho, um novo beco
A saudade veio daqui, dos velhos tempos, do tempo em que o sol era verde e que a natureza era amarela
E não há nada que esconder
Mostro minhas mãos e meu número
E sigo semre em frente...
Pois, não há nada o que enganar...
Bom dia, menina...
Bom dia, senhora...

5 comentários:

Anônimo disse...

claudia... com este é que me calaste... já tinha dito antes que adorava a tua escrita, mas pela primeira vez vi num poema a cláudia de todos os dias... pelo menos a cláudia que está presente cmg. A claudia que olha, observa, analisa e transcreve, a jornalista, a romantica, a mulher... amei mesmo.

Lara Fanny

de Pina disse...

Este poema está o máximo. Amo a tua escrita. Tu és uma pessoa que olha para os pormenores como ninguém. És a romântica, a mulher, és tu... cláudia,és tu...

Anônimo disse...

Uma vez tive pulgas em casa. Uma praga terrível e em Lisboa já fazem parte da fauna local. Pessoalmente acho que ficam muito bem ao lado dos lisboetas. Ambos são chatos e fogem ao confronto. Aprendi que, como faço com os lisboetas, o melhor é ignorar, mesmo que isso signifique umas borbulhinhas vermelhas e uma comichão passageira.
Pulga sad...

Xico

Anônimo disse...

És Tu!!! És Tu!!!Onde é que eu já ouvi isto?????????

de Pina disse...

Ingratidão é do pior que se pode oferecer a um ser humano...