sexta-feira, julho 14, 2006

+ Cinema

Depois de sete meses da inauguração de uma sala de exibição em Formiga, o fotógrafo e empresário Josué dos Reis Galoneti resolveu abrir mais uma na cidade vizinha, por causa da demanda dos arcoenses que estavam se deslocando para assistirem aos lançamentos. E também pelo resultado positivo de uma pesquisa de mercado (encomendada por Josué) feita no município que indicou a receptividade de um cinema pelos habitantes.
Aberto no dia dois de junho, em fase de experimentação, o cinema já causou uma agitação na população que já ansiava por novas opções de entretenimento. Entretanto, as primeiras pessoas a irem ao cinema foram os estudantes das escolas municipais da cidade. Isto porque o proprietário fez uma divulgação alternativa nos colégios, distribuindo entradas de cortesia, porque segundo ele, é o mais adequado, ao invés de fazer uma propaganda massiva para um lançamento de grande expectativa e, contrariadamente, o espaço físico do cinema não suportar o público, já que a sala tem capacidade para receber 150 pessoas. Além disso, a idéia nos primeiros dias de vida do cinema era testar o áudio, a projeção de imagem e adequar o espaço físico.
Josué garante que serão exibidos todos os gêneros de longa-metragem lançados pelas famosas produtoras cinematográficas, distribuidoras dos filmes, como Warner, Columbia e Fox. Não é fácil para cinemas de interior conseguir os filmes, porque as grandes empresas têm preferência. “Existem 1900 salas de cinema para 500 filmes. Temos que entrar na fila e esperar até que os lançamentos fiquem disponíveis”. Por isso, Josué explica que os lançamentos nacionais não serão em simultâneo, mas será após um período de 15 dias após a estréia nas capitais. A pretensão do empresário é abrir mais salas de cinema na região para conseguir os filmes rapidamente. As cidades-alvo são Lagoa da Prata, Iguatama e Pains, locais onde Josué possui lojas de fotografia, portanto, lugares em que conhece a comunidade.
Alguns filmes alternativos e curtas-metragens serão exibidos somente se houver uma grande demanda do público. “Há curtas que são patrocinados por algumas empresas e há a possibilidade de consegui-los gratuitamente”. Porém, Josué acredita que seja necessário fazer um festival para atrair o público.
As seções irão ser definidas de acordo com a época. Período em que não há muitos lançamentos haverá somente uma exibição por semana, por outro lado, nas férias escolares como a de Julho o cinema abrirá todos os dias. E aos domingos sempre haverá as matinês. Entretanto, Josué faz de questão de pontuar que irá atender às necessidades da comunidade. “Se alguma escola ou instituição quiser um horário alternativo para a execução de algum trabalho que necessite da exibição de filme eu estou à disposição”, afirma.
A programação da semana pode ser conferida no site http://www.josuescinefoto.com.br/ e quem deseja receber por e-mail é só enviar uma mensagem para o endereço eletrônico: josuescinearcos@yahoo.com.br . O preço do ingresso é R$ 10 e pessoas com idade abaixo de 12 anos e acima de 60 anos ou que possuem carteirinha do estudante têm direito a meia-entrada.

Nenhum comentário: